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REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 03 de Novembro de 2017 às 09h59

Chá Verde e seus diversos benefícios a saúde.

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Os chás são ricos em compostos biologicamente ativos (flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas, sais minerais) que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças, assim como auxiliador de perda de peso.

O chá verde tem efeito hipoglicemiante. Investigadores tailandeses fizeram uma pesquisa em ratos e obtiveram como resultado que este alimento aumenta a sensibilidade à insulina, resultando no aumento da atividade de transportador da glicose, o GLUT 4.

Os autores relacionam tal função com elevado conteúdo de polifenóis presente no alimento. Além de auxiliar no emagrecimento, o chá também pode ajudar na prevenção e no tratamento de doenças que são associadas a obesidade como a dislipidemia, doenças cardiovasculares e diabetes, uma vez que atua na diminuição do colesterol total, do triglicerídeo e da absorção de glicose.

Os flavonóides e as catequinas são os principais componentes químicos terapêuticos da planta Caméllia sinensis, sendo potentes antioxidantes, scavengers de radicais livres, quelantes de metais e inibidores da lipoperoxidação. Os flavonóides constituem a classe de compostos polifenólicos mais abundante na dieta humana, sendo encontrados em uma grande variedade de frutas, hortaliças e bebidas, como no vinho e nos chás verde e preto.

Vários estudos têm demonstrado que o chá verde tem uma alta quantidade de flavonóides conhecidos como catequinas, capazes de promover a diminuição do peso corporal, gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento de obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares e dislipidemias. Um grupo de flavonóides encontrado no chá verde, chamado polifenóis, que inclui as epigalactocatequinas, estimula a desintoxicação do fígado e reduz o colesterol, a inflamação e o estresse oxidativo, podendo contribuir também para a prevenção de câncer e das doenças cardíacas.

Além disso, o chá verde é termogênico e pode ajudar a acelerar o metabolismo e promover o emagrecimento. Estudos sugerem que além do chá, o consumo de uma dieta rica em polifenóis está associado à redução no risco do desenvolvimento de certas patologias, tais como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Referências:

KASSIM, Ana Ligia Ommati; FERNANDES, Camila; RODRIGUES, Karina. Efeitos da suplementação de chá verde em indivíduos praticantes de atividade física. RBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 3, n. 17, 2012.

CARDOSO, Hélen Cristina Silva. Nutrição funcional e seu envolvimento no Diabetes Mellitus tipo 2. 2017.

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