Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 20 de Novembro de 2017 às 09h36

Goji Berry e seus inúmeros benefícios a saúde!

Revisões (21)

O goji berry (Lycium Barbarum) é uma fruta conhecida como fonte elevada dos antioxidantes carotenóides, cujo consumo está relacionado aos benefícios à saúde. Esse alimento funcional é uma fruta de cor vermelha cultivada na China, Tibet e outras partes da Ásia, conhecida por ser a mais rica fonte natural dos antioxidantes carotenoides.

Por apresentar em sua composição, a Zeaxantina, um carotenoide antioxidante presente no fruto, e é considerada um composto bioativo, a ingestão de goji berry é uma maneira efetiva de aumentar a concentração plasmática desta. A fruta pode ser consumida in natura, ou na forma de sucos e infusão.

Também pode ser processada na forma de cápsulas. A dosagem recomendada de frutas secas associadas às propriedades benéficas à saúde varia entre 6-15 gramas diárias.

Segundo a medicina chinesa os benefícios da utilização do Goji Berrry vão desde o rejuvenescimento até a restauração de alguns órgãos do corpo humano. Artigos demonstraram que os polissacarídeos do Goji Berry são capazes de bloquear o ciclo celular de tumores hepáticos e aumentar o cálcio intracelular em seus sistemas apoptóticos, inibindo a proliferação dos modelos celulares cultivados.

Em outros estudos têm sido verificado, propriedades como proteção solar da pele, anti-stresse, combate à celulite contribuindo com a perda de peso quando adicionado adequadamente na dieta do indivíduo somado à prática de exercícios físicos, possui propriedades antioxidantes que melhoram a acuidade visual, é também utilizada em tratamentos anti-hipertensivos, forte aliada no combate a processos infecciosos devido à grande quantidade de aminoácidos essenciais, possui ainda propriedades anti-inflamatórias e tem uma grande influência no tratamento para infertilidade masculina, suas propriedades protegem o tecido testicular e também aumentam a quantidade de hormônios sexuais no homem, proporcionando melhor desempenho sexual, aumentando o tempo de ereção e a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

No entanto, seu mecanismo de ação ainda não foi amplamente elucidado. Sugere-se então que mais estudos sejam feitos nesta planta de forma sistemática e prática para que com base em dados comprobatórios suas indicações possam ser mais efetivas, pontuais e ela possa realmente ser utilizada de forma racional e difundida.

Referência:

FONTANA CAVAZIM, Paula; FREITAS, Geyse. As propriedades antioxidativas do goji berry no auxílio à melhora do centro de acuidade visual, com abordagem em tratamentos da retinopatia diabética. UNINGÁ Review, v. 20, n. 2, 2014.

ERKEL, Amy Jeanette et al. Consumo de frutos e extratos concentrados de goji berry (Lycium barbarum): Efeitos sobre o perfil antropométrico entre mulheres idosas. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 11, n. 64, p. 261-268, 2017.

Veja também

Creatina: A amina da energia18/08/17 Durante toda a história da humanidade o homem tem buscado recursos que possam melhorar o desempenho esportivo, força física e a aparência. Nos tempos modernos, a suplementação tem sido apontada como recurso para se atingir esses objetivos, comprovadamente consumo de suplementos nutricionais é um fenômeno que vem crescendo de maneira vertiginosa com a finalidade......
CháMais se prepara para o 2º Hi - Nutrition!14/03/16 A CháMais já está com tudo pronto para receber você no 2º Congresso Hi-Nutrition que acontece de 17 a 19 de Março, no Centro de Convenções Frei Caneca, 4º Andar, em São Paulo/SP. O Hi-Nutrition......
Idosos deveriam dobrar consumo de proteínas, aponta pesquisa01/10/17 Síntese de proteínas musculares é menos ativa em pessoas mais velhas; fenômeno é chamado de resistência anabólica. Os idosos deveriam dobrar o consumo de proteínas à mesa em......

Voltar para Revisões