Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 08 de Agosto de 2017 às 09h01

JUNTOS NO COMBATE AO COLESTEROL

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional Hoje, dia 08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data marca a conscientização no combate das doenças cardiovasculares que...

Hoje, dia 08 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data marca a conscientização no combate das doenças cardiovasculares que são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no Brasil.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% da população tem colesterol alto. Ele é provocado pelo excesso de gordura no sangue, que quando se acumula, obstrui os vasos sanguíneos e causa a aterosclerose, doença coronariana, que se manifesta com a angina de peito e o infarto do miocárdio.

O colesterol alto pode ser desenvolvido devido ao fator hereditário, mas pode ser agravado pelos hábitos de vida. O sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, hábito de fumar, entre outros. Esse excesso de colesterol que circula pelo sangue não provoca sintomas, o que é muito perigoso, e para evitar as complicações, a prevenção é fundamental.

COMO PREVENIR?

Manter hábitos de vida saudáveis continua sendo a principal medida de prevenção. Ter hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação equilibrada, não fumar, praticar atividades físicas e evitar o excesso de álcool ajudam a manter os níveis adequados de colesterol que devem ser de 200mg/dl para colesterol total, 100mg/dl para LDL e acima de 40mg/dl para o HDL.

Mas afinal, como reduzir o colesterol?

Além das dietas, há medicamentos e os suplementos dietários. Os suplementos de fitoesteróis vêm apresentando resultados positivos bastante significativos. Os fitoesteróis são compostos naturais encontrados em células de plantas. Por terem estrutura semelhante ao colesterol, eles competem pela absorção no sistema digestivo, fazendo com que parte do LDL não seja absorvido, podendo reduzir seus níveis no sangue.

Desde os anos 50, os benefícios dos fitoesteróis têm sido revisados por meio de diversos estudos clínicos. Já são mais de 140 estudos relacionando o ingrediente à redução do colesterol.

Carnes e laticínios gordurosos ou alimentos industrializados com gordura vegetal hidrogenada, a chamada gordura trans, ajudam a elevar o colesterol, pois aumentam o nível de gordura no sangue.

Avaliações médicas devem começar a partir dos 18 anos de idade, caso a pessoa não tenha histórico de colesterol alto na família. Viva melhor, cuide da sua saúde desde já!

Veja também

Ação da faseolamina no organismo feminino!22/11/16 Alguns efeitos do envelhecimento que são prejudiciais à saúde, são maiores no sexo feminino em função da menopausa. Dentre esses efeitos, encontram-se aqueles de ordem metabólica, funcional e morfológica, e que provocam alterações no metabolismo, na composição corporal, na taxa metabólica de repouso, na capacidade funcional......
Lecitina de soja: a estratégia natural contra a dislipidemia18/09/17 Nutrientes são necessários para o desenvolvimento e crescimento dos indivíduos. No entanto, uma nutrição preventiva pode proteger, minimizar ou mesmo protelar riscos a saúde que podem ser causados por......

Voltar para Revisões