Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 17 de Outubro de 2016 às 08h51

Lactoferrina: suplemento alimentar importante!

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional O soro do leite é rico em proteínas o que o torna um suplemento alimentar importante. As proteínas desse soro apresentam excelentes atividades...

O soro do leite é rico em proteínas o que o torna um suplemento alimentar importante. As proteínas desse soro apresentam excelentes atividades funcionais, nutritivas e fisiológicas. Estudos sobre as atividades fisiológicas dessas proteínas indicam, entre diversas outras propriedades, a atividade antimicrobiana demonstrada pela lactoferrina.

A lactoferrina é a principal proteína de soro de leite no leite humano e está envolvida em defesas do hospedeiro, fornecendo uma variedade de benefícios funcionais como atividades antimicrobianas, anti-inflamatória e imunomoduladora. 

A lactoferrina faz parte da homeostase do sistema imune. Essa proteção conferida pelo leite humano ocorre devido à presença de uma variedade de proteínas funcionais, incluindo a imunoglobulina A, a lactoferrina, os fatores de crescimento e as citocinas, que desempenham papel importante na homeostase do organismo. 

Estudos têm demonstrado que não só a forma ativa da lactoferrina apresenta atividade biológica. A digestão da lactoferrina produz a lactoferricina com potente atividade contra bactérias patogênicas Gram-positivas e negativas. Assim, tanto a lactoferrina quanto o produto da sua digestão apresentam atividade antimicrobiana. 

Dentre tais fatores de proteção, a lactoferrina se destaca por suas propriedades antimicrobianas relacionadas principalmente à capacidade de sequestrar o ferro dos fluidos biológicos e/ou desestruturar a membrana de microrganismos, atuando na defesa do organismo contra bactérias, vírus e protozoários. 

A lactoferrina é capaz de inibir a replicação de uma ampla variedade de vírus. Os mecanismos de ação antiviral da lactoferrina ainda não foram bem caracterizados. Uma das hipóteses mais aceitas é que a mesma impeça a entrada do vírus na célula hospedeira por bloqueio dos receptores virais ou ligação direta com as partículas do vírus, evitando a infecção.

Além disso, a lactoferrina é um componente da homeostase imunológica, com capacidade de reduzir o estresse oxidativo em nível molecular, controlando a resposta inflamatória em excesso. O estresse oxidativo ocorre quando a produção das espécies reativas de oxigênio, potencialmente destrutivas, excede as defesas antioxidantes naturais do organismo, resultando em dano celular. 

Portanto, a lactoferrina humana é um peptídeo natural com grande potencial para prevenir morbidades, já que apresenta atividade antimicrobiana, de estímulo à proliferação celular, anti-inflamatória e de favorecimento do crescimento da flora bífida. É uma proteína inata, natural de defesa no leite que exerce atividade comparável aos antibióticos, além de uma ampla gama de ações imunomoduladoras.

Referências:

ALBENZIO, Marzia et al. Lactoferrin Levels in Human Milk after Preterm and Term Delivery. Thieme Medical Publishers. Nova York, 2016. Disponível em: < HYPERLINK "http://sci-hub.cc/10.1055/s-0036-1586105"http://sci-hub.cc/10.1055/s-0036-1586105>. Acesso em: 30 set. 2016.

QUEIROZ, Valterlinda Alves de O.; ASSIS, Ana Marlúcia O.; JÚNIOR, Hugo da Costa R. Efeito protetor da lactoferrina humana no trato gastrintestinal. Revista Paulista de Pediatria, v. 31, n. 01, 2013. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.scielo.br/pdf/rpp/v31n1/16.pdf"http://www.scielo.br/pdf/rpp/v31n1/16.pdf>. Acesso em: 30/09/2016.

Veja também

A importância das fibras na dieta para diabetes30/06/17 Apesar de não serem digeridas pelo corpo humano, as fibras oferecem vários benefícios quando consumidas regularmente. Além de ajudar no controle de diabetes, elas ajudam o intestino a funcionar melhor, reduzem o nível de colesterol no sangue, fortalecem o sistema imunológico, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e aumentam a sensação de......
Lecitina de soja: a estratégia natural contra a dislipidemia18/09/17 Nutrientes são necessários para o desenvolvimento e crescimento dos indivíduos. No entanto, uma nutrição preventiva pode proteger, minimizar ou mesmo protelar riscos a saúde que podem ser causados por......

Voltar para Revisões