Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 25 de Janeiro de 2016 às 08h58

LINHAÇA

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas. É o alimento de origem vegetal...

A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas. É o alimento de origem vegetal mais rico em ácidos graxos Ômegas 3 e 6, apresentando também quantidades elevadas de fibras, proteínas e compostos fenólicos.

Existem duas variedades de linhaça para o consumo humano, a linhaça marrom e a linhaça dourada. Sua cor é determinada pela quantidade de pigmentos no revestimento externo da semente.
Estudos têm apontado que a ingestão de pequenas quantidades de linhaça ao dia promove alterações hormonais contribuindo para a redução dos níveis de colesterol total e LDL, assim como favorece a diminuição da agregação antiplaquetária.

Entre os principais óleos extraídos de sementes, o óleo de linhaça contém o maior conteúdo do ácido graxo ômega-3. As pesquisas atuais, todavia, têm se concentrado mais especificamente nos compostos associados a fibras conhecidos como lignanas. Vários estudos vêm sendo realizados com base nesta propriedade da linhaça, além disso, também tem se demonstrado que o consumo de linhaça pode reduzir o colesterol total e o LDL.

A linhaça é uma excelente fonte de fibras. Possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis. É rica em ácidos graxos essenciais, com elevado teor de lipídeos. Atua em prol da saúde humana regularizando o funcionamento do intestino, aliviando os sintomas da TPM e moderando o apetite, aliada a uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

Referências:

BARROSO, Ana Karina Mauro. Linhaça marrom e dourada: propriedades químicas e funcionais das sementes e dos óleos prensados a frio. Ciência Rural, Santa Maria, v. 44, n. 1, jan. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2016. NOGUEIRA, G. F. et al. A importância da linhaça como alimento funcional e sua utilização por universitários do centro universitário amparense. Centro universitário amparense, Amparo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 jan. 2016.                                                                                        

Veja também

Vegan Protein CháMais30/12/15 Pensando na suplementação da dieta de vegetarianos e veganos, a CháMais possui um novo produto em sua linha de produtos naturais e funcionais para a saudabilidade e sustentabilidade para seu corpo: o Vegan Protein Pea&Rice.  Este produto é uma ótima alternativa pra complementar não só a dieta de vegetarianos e veganos, mas também de qualquer pessoa......
Idosos deveriam dobrar consumo de proteínas, aponta pesquisa01/10/17 Síntese de proteínas musculares é menos ativa em pessoas mais velhas; fenômeno é chamado de resistência anabólica. Os idosos deveriam dobrar o consumo de proteínas à mesa em......
Lactoferrina26/12/16 A lactoferrina (Lf) é uma glicoproteína de 80 kDa que Pertence à família da transferrina e é abundante na Colostro e leite de mamíferos. A concentração de Lf no colostro é de 5-13 g / l e é......

Voltar para Revisões