Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 14 de Maio às 09h15

O açaí como superalimento

Revisões (21)

A obtenção de insumos farmacêuticos vegetais envolve desde a obtenção da planta medicinal, adequadamente cultivada, colhida e desidratada, avaliada quanto à sua morfologia e qualidade, até o processamento, por meio de técnicas como a infusão, maceração, percolação, filtração, concentração e a secagem, dentre outras. O processo extrator viabiliza o uso do material vegetal, já que o solvente extrai as substâncias ativas das células, proporcionando atividade das mesmas no organismo.

O açaí é considerado um superalimento, pois possui em sua composição, elevados teores de antioxidantes, compostos fenólicos, proteínas, fibras, lipídios, vitaminas (C, E, B1 e B2) e minerais (fósforo, ferro e cálcio). Entre seus benefícios, destacam-se os poderes de reposição energética, combate à fadiga (com consequente aumento do rendimento em exercícios físicos e fortalecimento muscular), auxílio na regulação da função intestinal, auxílio no combate ao envelhecimento, prevenção de certos tipos de câncer, combate aos radicais livres e combate e prevenção da anemia ferropriva.

Os estudos clínicos começam a demonstrar que os compostos polifenólicos possuem efeitos benéficos na diminuição dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ricos em antoxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo lipídico e a homeostase da glicose, reduzindo consequentemente os riscos da síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2.

O açaí parece ser um promissor agente antiinflamatório por apresentar efeitos na inibição da ciclooxigenase COX-1 e COX-2 e inibição da lipopolissacaride (LPS) indutora da formação do oxido nítrico que tem efeito vasodilatador, além de atividades tumoricida e citotóxico. Estudos in vitro demonstraram que as frações polifenólicas da polpa do açaí reduz a proliferação das células leucêmicas HL-60 provavelmente através da apoptose da caspase-3 ativada. Em roedores com câncer de esôfago a polpa do açaí pode atenuar a proliferação celular e o tamanho dos tumores.

O açaí como alimento funcional possui efeito antioxidante representado principalmente pelas antocianinas, efeito energético pela fração lipídica, além benefícios representados por outros componentes nutricionais. Apresenta efeitos benéficos a saúde como antioxidante, antiinflamatório, imunomodulador, melhora da dislipidemia, da diabetes tipo 2, da síndrome metabólica, do câncer, além de efeito antienvelhecimento.

LAMOUNIER, Marina Leopoldina et al. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE SORVETE DE AÇAÍ, GUARANÁ E BANANA ENRIQUECIDO COM FITOESTEROL. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, v. 8, n. 2S, 2014.

PORTINHO, José Alexandre; ZIMMERMANN, Livia Maria; BRUCK, Mirian Rotnes. Efeitos benéficos do açaí. International Journal of Nutrology, v. 5, n. 1, p. 15-20, 2012.

Veja também

CARBless opção saudável para o gerenciamento de peso07/04/16 A obesidade é considerada uma epidemia mundial e encontra-se em constante crescimento. Suas taxas aumentaram de forma alarmante nos últimos anos, principalmente, em países em desenvolvimento, os quais têm vivenciado um estilo de vida com diminuição da prática de atividade física e consumo excessivo de alimentos refinados e de alta densidade......
Chá Verde e seus diversos benefícios a saúde.03/11/17 Os chás são ricos em compostos biologicamente ativos (flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas, sais minerais) que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças,......
Conheça o PeptgenDerma 9 Colageno CháMais05/04/16 Convidamos você a conhecer o novo PeptgenDerma 9. O comprometimento e a dedicação foram essenciais para que a CháMais se consolidasse no mercado de naturais e funcionais. Evoluímos do chá à......

Voltar para Revisões