Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 14 de Junho de 2016 às 13h13

O efeito da suplementação de creatina!

ClinicMais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional Inúmeros estudos têm investigado a combinação nutricional da suplementação com o objetivo de melhorar a performance do atleta. A...

Inúmeros estudos têm investigado a combinação nutricional da suplementação com o objetivo de melhorar a performance do atleta. A creatina é o suplemento mais popular usado com o intuito de melhorar a força e desempenho durante o exercício físico. 

Pesquisas demonstraram que o uso da creatina pode aumentar significativamente a força e a performance durante múltiplas repetições de exercícios.

Segundo um estudo realizado em Taiwan, um grupo de 30 atletas do sexo masculino, oriundos de esportes como basquete, baseball e tchoukball foram voluntários. O estudo foi aprovado pela Institutional Review Board of the Taoyuan General Hospital. Os participantes mantiveram suas rotinas de treinos normais assim como suas dietas.

Para a metodologia da pesquisa, foram divididos dois grupos, o grupo Creatina e o grupo Placebo. Para o grupo creatina, os participantes foram orientados a ingerir 5g de creatina monoidratada mais 5g de dextrose dissolvidos em 300ml de água, quatro vezes ao dia durante seis dias. O grupo Placebo seguiu o mesmo protocolo porém consumia carboximetilcelulose em vez de creatina.

Os atletas foram expostos a séries de exercícios aeróbicos de alta e baixa intensidade para avaliar o desempenho tanto do grupo creatina quanto do grupo placebo. Os mesmos foram submetidos a avaliação física incluindo o peso, altura e porcentagem de gordura no corpo.

Ao final do estudo foi observado que a suplementação de creatina é eficaz no aumento da força e melhoria na fadiga muscular durante a prática de exercícios físicos. Outros autores citados no artigo também afirmam eficiência da suplementação de creatina na melhoria no desempenho físico.

Referência:

WANG, Chia-Chi. et al. The Effects of Creatine Supplementation on Explosive Performance and Optimal Individual Postactivation Potentiation Time. Nutrients, Switzerland, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2016.

Veja também

Como está a sua saúde?05/08/17 No dia 05 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. E na matéria de hoje levantamos a pergunta: Você está cuidando da sua saúde? Não é somente neste dia que se deve cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado diariamente. Esse equilíbrio é adquirido......
Sarcopenia e suplementação!14/10/16 O envelhecimento está ligado ao grupo de alterações do desenvolvimento que ocorrem nos últimos anos de vida e está associado a alterações profundas na composição corporal. Com a idade, há......
Glutamina: um dos combustíveis do organismo!19/08/17 A alimentação é um fator de grande importância na manutenção da saúde em todas as fases da vida. O uso de suplementos desempenha um papel importante entre os praticantes de atividade física,......

Voltar para Revisões