Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 02 de Maio de 2016 às 10h42

O efeito de whey protein no perfil lipídico do sangue: uma meta-análise de controle de ensaios

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional Os benefícios para a saúde com a suplementação de whey protein inclui reforço imunológico, antioxidante, anti-hipertensivo e...

Os benefícios para a saúde com a suplementação de whey protein inclui reforço imunológico, antioxidante, anti-hipertensivo e diminuição do perfil lipídico. Em meta-análises anteriores, a ingestão de derivados de leite resultou em uma significante diminuição na pressão sanguínea em pacientes pré hipertensivos e hipertensivos.

Portanto, foi conduzido recentemente, uma meta-análise para examinar se a suplementação de whey tem efeitos positivos no metabolismo de lipídios incluindo os triglicerídeos, colesterol total, LDL e HDL.
Para o início do estudo, foram pesquisados artigos sobre whey protein e a relação com triglicerídeos, colesterol e lipídios, as buscas foram feitas em sites de científicos como o PubMed, Web of science e Cochrane library.

A pesquisa inicial encontrou um total de 902 registros sobre o assunto, 877 foram excluídos porque eram experimentos animais e em células ou estudos relatando o processo da tecnologia de laticínios.
Dos 25 artigos restantes, apenas 13 foram selecionados para a realização da meta-análise. As publicações ocorreram no período de 2007 a 2014 e foram realizadas nos EUA, Alemanha, Austrália, Rússia, Suécia, Irã e Holanda.

Comparado com o grupo controle, a suplementação de whey demonstrou uma redução nos triglicerídeos e no nível de LDL. A mesma resultou em uma diminuição no peso e na gordura corporal de alguns pacientes. Foi notado, também, uma significante redução nos níveis de triglicerídeos em pacientes obesos. 

O presente estudo foi a primeira meta-análise que examinou os efeitos da suplementação de whey sobre o perfil lipídico. Os resultados mostraram que a ingestão de whey protein reduz os níveis de triglicerídeos, porém não há efeitos consideráveis nos níveis de LDL e HDL. 

Conclui-se que os resultados da suplementação de whey foram modestamente favoráveis nos níveis circulantes de triglicerídeos. Considerando os estudos limitados, ensaios clínicos randomizados adicionais são necessários para esclarecer o efeito da proteína de soro de leite sobre o colesterol total.


Referência: 

ZHANG, J-W. et al. Effect of whey protein on blood lipid profiles: a meta-analysis of randomized controlled trials. European Journal of Clinical Nutrition, 2016. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27026427.>. Acesso em: 18 abr. 2016.

Veja também

Hibisco: A flor sendo uma fonte poderosa contra doenças05/03 O surgimento da hipercolesterolemia esta relacionada à grande concentração de LDL no plasma sanguíneo, essa concentração pode ocorrer por um defeito no gene do receptor de LDL, gerando um “déficit” na expressão ou função dos receptores, o que acarreta a diminuição do catabolismo da lipoproteína, especialmente pelo......
Benefícios do betacaroteno08/02/16 O betacaroteno constitui um pigmento natural e o mais abundante do grupo dos carotenóides, presente nos alimentos. É encontrado, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura. Nestes, a......
Atleta Revitá participa do Campeonato Sul Brasileiro30/11/15 A fisiculturista Elen Cristina Piazza e também atleta CháMais da equipe Revitá participa, nesta semana, do Campeonato Sul Open 2015. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro no Infinity Blue Resort&Spa, em......

Voltar para Revisões