Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 17 de Abril de 2017 às 16h09

PIMENTA: A “PITADA” QUE FALTAVA PARA O SEU CONTROLE DE PESO!

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional A adoção de uma dieta saudável é uma estratégia eficaz para redução de peso, com a vantagem de apresentar menores efeitos...

A adoção de uma dieta saudável é uma estratégia eficaz para redução de peso, com a vantagem de apresentar menores efeitos colaterais negativos do que as terapias farmacológicas ou intervenções cirúrgicas invasivas. É proposto que uma redução modesta na dieta equivalente a 50 kcal/dia, pode ser suficiente para inverter a epidemia da obesidade, e que estas pequenas alterações são simples de serem implementadas e conseguem ser sustentadas por mais tempo do que modificações dietéticas radicais.

O consumo de alimentos que possuem, em sua estrutura, compostos bioativos pode influenciar modestamente o equilíbrio de energia, alterando gasto energético, oxidação de substratos, e / ou a sensação de fome. Esta alternativa no tratamento da obesidade e/ou controle de peso é eficaz, pois a perda de peso, mesmo quando modesta, reduz o risco de mortalidade e morbidade em indivíduos com excesso de peso e leva a efeitos benéficos à saúde. Um alimento que apresenta, em sua estrutura, bioativos importantes é a pimenta vermelha.

As pimentas foram, provavelmente, os primeiros temperos utilizados pelos índios para conferir cor, aroma e sabor aos alimentos. Além de tornar as carnes e os cereais mais atraentes ao paladar, as pimentas auxiliavam na conservação dos alimentos por apresentarem função fungicida e bactericida. Como na maioria das plantas, os frutos das pimentas, além desse alcalóide, contêm ainda, água, óleos fixos e voláteis, carotenóides, resinas, proteínas, fibras e elementos minerais. Esse conjunto de compostos químicos confere aos frutos um alto valor nutricional.

O estudo das pimentas do gênero Capsicum vem de longa data, devido a características especiais observadas em populações que fazem uso destes frutos. Observações estas que não se limitaram à agronomia, pois as pimentas devem ser encaradas como alimentos especiais, e não somente como temperos de uso culinário ou como elemento botânico.

Os capsaicinóides são bem conhecidos pela sua pungência. As espécies do gênero Capsicum vêm sendo estudadas por pesquisadores do mundo inteiro e os estudos conferem à capsaicina uma atividade antihiperlipidêmica, propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, além de efeito quimiopreventivo e efetivos no tratamento de um número de desordens de fibras nervosas, incluindo dor associada com artrite, cistite e neuropatia diabética. As pimentas ainda contêm altas concentrações de vitamina A e C, consideradas nutrientes anticancerígenos.

Referências:

GRÉGIO, Ana Maria Trindade et al. Capsaicina e sua aplicação em odontologia. Arquivos em odontologia, v. 44, n. 1, 2016.

CATELAM, Kelly Tafari. Estudo da cinética de secagem de pimenta malagueta (Capsicum frutescens) e influência da temperatura no teor de capsaicina. 2016.

RODRIGUES, Lauana Chini. Efeito do consumo de pimenta vermelha no emagrecimento e no controle de peso. Nutrição Brasil, v. 14, n. 1, 2016.

Veja também

Atleta CháMais é o primeiro do Top 12 dos faixas-pretas masters 22/04/16 O Atleta patrocinado pela CháMais, Aloísio Jr, está em 1º lugar do ranking Top 12 dos faixas-pretas master do site Meia Guarda. Toda equipe CháMais parabeniza e incentiva o atleta que se destaca em cada competição.  Confira a matéria na íntegra: Este ano os atletas acima de 30 anos estão dando o gás nas competições.......
Chia e a Riqueza de sua Semente!27/03/17 A Salvia Hispanica L, popularmente conhecida como chia, é uma planta herbácea cultivada semestralmente, categorizada de acordo com a família das lamiáceas, divisão da magnoliophyta, do reino Plantae. Proeminentemente......
Dieta isenta de glúten!23/06/16 A Doença Celíaca é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contém glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Mundialmente é considerada problema de saúde......

Voltar para Revisões