Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 25 de Abril de 2016 às 11h09

Romã e a saúde cardiovascular!

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional A romãzeira, Punica granatum L., é um arbusto lenhoso da família Punicaceae, nativa da região que abrange desde o Irã até o...

A romãzeira, Punica granatum L., é um arbusto lenhoso da família Punicaceae, nativa da região que abrange desde o Irã até o Himalaia, a noroeste da Índia. Tem sido cultivada há muito tempo por toda a região Mediterrânea da Ásia, América, África e Europa.

É rica em ácidos fenólicos e também em flavonóides, compostos antioxidantes que lhe dão a cor avermelhada. As suas propriedades antioxidantes fazem deste fruto um protetor de doenças. Contém ainda fibras alimentares, vitaminas C e alguns minerais como o ferro, importante no transporte do oxigênio para as células e na defesa do sistema imunitário. 

A romã é rica em vitamina A, ajudando a manter a pele bonita e saudável, evitando a perda de elasticidade. 

O consumo regular do suco de romã frente a função plaquetária, mostrou benefícios a saúde cardiovascular, e isso pode estar relacionado com a capacidade dos polifenóis de inibir a função plaquetária.

Com intuito de examinar a eficácia do romã na proteção da pele contra danos dos raios UV-B utilizando fibroblastos da pele humana, observou-se em estudos que a catequina, polifenol encontrado na Punica granatun, desempenha efeitos fotoprotetores.


É na polpa, formada por sementes em forma de cápsulas translúcidas que se encontram a maioria dos nutrientes e compostos benéficos da fruta. Rica em ácidos graxos, a romã beneficia de forma especial o sistema cardiovascular, diminuindo o colesterol ruim, fortalecendo as paredes internas dos vasos e podendo evitar, assim, infarto e derrame.

Referências:

SINGH, Mithilesh. Influence of the solvents on the extraction of major phenolic compouds (punicalagin, ellagic acid and gallic acid) and their antioxidant activities in pomegranate aril. J Food Sci Technol, v. 51, set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2016.

DEGÁSPARI, Cláudia Helena; DUTRA, Ana Paula Chaves. Propriedades fitoterápicas do romã (Punica gramatum L.). Universidade do Tuiuti do Paraná – UTP, Curitiba, v.12, n. 1, jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2016. 

Veja também

Proteínas de arroz e ervilha surgem como opções para os vegetarianos09/10/17 Aumenta o número de brasileiros adeptos do vegetarianismo ou apenas diminuindo o consumo de alimentos de origem animal, devido procura por um estilo de vida saudável, grande preocupação com a origem e a qualidade dos alimentos que estão sendo ingeridos e cuidados com o meio ambiente e os animais. Mas quais são os tipos de vegetarianismo e suas diferenças: -......
Estudo sobre Saúde e Fibras05/02 Alimento funcional é caracterizado por suas propriedades com funções fisiológicas e bioquímicas benéficas à saúde humana. O termo alimento funcional foi utilizado primeiramente em meados dos anos 80 no......
Amora e Gérmen de soja: A dupla reguladora dos hormônios21/08/17 Os alimentos de origem vegetal apresentam compostos não-nutrientes (fitoquímicos) com atividades biológicas ditas promotoras da saúde, tais como atividades antioxidante, anti-inflamatória e hipocolesterolêmica. Entre......

Voltar para Revisões