Aba 1

REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 15 de Julho de 2016 às 08h46

Saiba mais sobre a infecção urinária!

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com...

A infecção do trato urinário é uma das doenças infecciosas que mais afetam o ser humano, ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, em todas as idades. 

A bactéria gram-negativa Escherichia coli é o uropatógeno mais comum, sendo responsável por 85% das infecções urinárias adquiridas na comunidade.

Os sinais e sintomas associados à infecção urinária incluem polaciúria, urgência miccional, disúria, alteração na coloração e no aspecto da urina, com surgimento de urina turva acompanhada de alterações no sedimento urinário, hematúria e piúria. É comum a ocorrência de dor abdominal mais notadamente em topografia do hipogástrio (projeção da bexiga) e no dorso (projeção dos rins) podendo surgir febre.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, recebendo na ausência de sintomas a denominação de bacteriúria assintomática. Quanto à localização, é classificada como baixa ou alta. A infecção do trato urinário pode comprometer somente o trato urinário baixo, caracterizando o diagnóstico de cistite, ou afetar simultaneamente o trato urinário inferior e o superior, configurando infecção urinária alta, também denominada de pielonefrite.

A escolha da terapia antimicrobiana para a infecção do trato urinário varia de acordo com a apresentação da infecção, hospedeiro e agente. Estratégias envolvendo diferentes esquemas terapêuticos de acordo com grupos específicos de pacientes maximizam os benefícios terapêuticos, além de reduzir os custos, as incidências de efeitos adversos e o surgimento de microrganismos resistentes.

Com o intuito de colaborar no combate a infeção urinária, o cranberry tem o objetivo de auxiliar na redução e tratamento dessa patologia. O mesmo é apontado por estudos como sendo mais potente para inibir a aderência de bactéria do tipo Escherichia coli na mucosa da bexiga.

Portanto, o cranberry pode ser utilizado como agente auxiliar no tratamento e prevenção de doenças sistêmicas contribuindo na melhoria da qualidade de vida, principalmente, do público feminino.

Referências: 

FILHO, Jarbas S. Roriz. et al. Infecção do trato urinário. Ribeirão Preto, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2016.

DACHI, Sidney Pereira. et al. Fatores de risco para a infecção urinária em mulheres: um estudo de caso-controle. Arquivos catarinenses de medicina. v. 32, n. 01, 2003. Disponível em:
. Acesso em: 27 jun. 2016.

Veja também

Vitamina D: ações extraósseas e uso racional17/07/17 O número de exames laboratoriais solicitados vem subindo progressivamente em todo mundo. dentre eles, destaca-se a dosagem da vitamina D. O número dessas análises no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, teve um aumento de 60% no ano de 2012, sem que tenha ocorrido aumento equivalente do número de pacientes atendidos no mesmo......
LINHAÇA25/01/16 A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas. É o alimento de origem vegetal mais rico em ácidos graxos Ômegas 3 e 6, apresentando também......
Estudo sobre Saúde e Fibras05/02 Alimento funcional é caracterizado por suas propriedades com funções fisiológicas e bioquímicas benéficas à saúde humana. O termo alimento funcional foi utilizado primeiramente em meados dos anos 80 no......

Voltar para Revisões