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REVISÕES E ESTUDOS

Postado em 14 de Outubro de 2016 às 08h33

Sarcopenia e suplementação!

Amais e Chá Mais | Produtos Naturais para Nutrição Clínica e Funcional O envelhecimento está ligado ao grupo de alterações do desenvolvimento que ocorrem nos últimos anos de vida e está associado a...

O envelhecimento está ligado ao grupo de alterações do desenvolvimento que ocorrem nos últimos anos de vida e está associado a alterações profundas na composição corporal. Com a idade, há um aumento na massa de gordura corporal, especialmente com o acúmulo de depósitos de gordura na cavidade abdominal, e uma diminuição da massa corporal magra. Essa diminuição ocorre basicamente como resultado das perdas da massa muscular esquelética. Essa perda, relacionada à idade, foi denominada sarcopenia. 

Estudos epidemiológicos sugerem que diferentes fatores contribuem para o desenvolvimento da sarcopenia, incluindo alterações hormonais, perda de neurônios motores, nutrição inadequada, inatividade física e baixo grau de inflamação crônica. Essas alterações têm sido apresentadas até mesmo em indivíduos saudáveis, fisicamente ativos, resultando em perda da massa muscular de, aproximadamente, 1% a 2% por ano, a partir dos 50 anos de idade. 

A perda de apetite, redução do esvaziamento gástrico, saciedade precoce e diminuição da resposta anabólica à proteína são algumas modificações que ocorrem com o envelhecimento. Uma ingestão adequada de macro e micronutrientes deve ser considerada como requisito essencial para qualquer método terapêutico bem-sucedido nos idosos, em termos de prevenção e tratamento da sarcopenia. 

Todos os idosos devem consumir pelo menos 0,8 g/kg/dia de proteínas para garantir uma síntese proteica adequada nos músculos. Entretanto, situações de vulnerabilidade como residir em instituições de longa permanência, exclusão social, abandono e perda de familiares próximos podem modificar o processo de absorção dos nutrientes, sendo necessário aumentar o aporte proteico destes idosos. Para um sarcopênico, recomenda-se uma ingestão diária de proteína entre 1,0 e 1,2g/ kg/ dia.

As proteínas que são digeridas rapidamente (por exemplo, a proteína de soro de leite) induzem a uma melhor resposta anabólica em pessoas mais velhas do que as proteínas que são digeridas lentamente (por exemplo, a caseína). Isto implica que uma suplementação eficaz para prevenir ou amenizar a sarcopenia deve conter exatamente os nutrientes que são necessários para estimular o anabolismo proteico e crescimento muscular.

Referências:

FREITAS DE, Ana Flávia et al. Sarcopenia e estado nutricional de idosos: uma revisão da literatura. Revista Arquivos de Ciências da Saúde. Jan/Mar. v. 22, n. 01, 2015. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/viewFile/19/pdf_2"
http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/viewFile/19/pdf_2>. Acesso em: 03 out. 2016. 


SILVA, Tatiana Alves de Araújo et al. Sarcopenia associada ao envelhecimento: aspectos etiológicos e opções terapêuticas. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 46, n. 06, p. 391-397, nov./dez., 2006. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.scielo.br/pdf/rbr/v46n6/06.pdf"http://www.scielo.br/pdf/rbr/v46n6/06.pdf>. Acesso em: 04 out. 2016.


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